sexta-feira, 13 de outubro de 2017

XXVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação


De 17 a 20 de Outubro de 2017, foi realizado o  XXVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação  2017 com a temática Bibliotecas e a Agenda 2030

história da escritora cearense Raquel de Queiroz foi o tema de abertura do XXXII CBBD 2017 (17/10) no Cine-Teatro São Luis, um belíssimo e histórico equipamento cultural da cidade de Fortaleza-Ce. O evento contou com a presença de mais de 1 mil participantes entre bibliotecários, alunos de Biblioteconomia, professores, representantes de empresas e organizadores do evento. 





imagem: FEBAB 


O XXVII CBBD foi um marco da Biblioteconomia Brasileira, pois trouxe para além do Empreendedorismo e Inovação, a Biblioteconomia  Social  com veemência. 

DESTAQUES:

Trabalhos científicospainéis, mesas redondas, palestras e conferências com temas sobre:

indígenas; bibliotecas de arte; gênero, diversidade e sexualidade; bibliotecas e a década Internacional de Afrodescendentes; Makers Espaços; Design thinking para Bibliotecas; bibliotecas e democracia; situação laboral do bibliotecário com a reforma trabalhista. 

Minicursos:


"Empoderamento, cidadania e inovação em bibliotecas públicas" com as dinamizadoras Carola Gómez (Chile) e Lucia Abello (Chile)


"Fala, Bibliotecária: Como produzir conteúdo digital?" com a dinamizadora: Gabriela Pedrão


"Curadoria  digital de dados de pesquisa" com o dinamizador Luis Fernando Sayão (CNEN)


"Avaliação do impacto e do valor das bibliotecas do Ensino Superior recorrendo à  Norma Internacional ISO16439"  com a dinamizadora Profa.  Luiza Baptista Melo (Portugal)

Destaco também palestras de suma importância para a área como a de Glòria Pérez-Salmerón (Espanha) presidente da IFLA desde 2014, de Julio Diaz Jatuf (Argentina) falando sobre Biblioteconomia Socialde Chris Erickson (EUA) falando sobre preservação digitalPeter MacLeod (Canadá) que trabalha com governos e corporações avançados para aprofundar e melhorar a consulta pública e o engajamento social

A modernidade chegou! E chegou para ficar.

Uma impressão pessoal: Lembro que no primeiro XXV CBBD (2013) que participei, em Florianópolis, voltei com vários livros comprados. Já neste XXVII CBBD (2017) percebi a ausência dos estandes de editoras (de livros impressos e digitais), e que a maioria dos estandes que haviam no evento eram de empresas de bases de dados e livros digitais.  Até mesmo os lançamentos de dois livros, um destes era ebook. 

Não poderei deixar de citar meus dois trabalhos apresentados. 



(18/10) Painel: "Competência em informação para o emprego: a experiência da biblioteca do Sine IDT com a Estação Conhecimento."

(19/10) Painel: "A experiência da biblioteca digital na Unifor.



                O 27º CBBD findou-se com o gostinho de quero mais!  Avante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário