quinta-feira, 2 de julho de 2015

Manual de estudo de usuários da informação


Manual de estudo de usuários da informação
Autoria: Murilo Bastos da Cunha, Sueli Angélica do Amaral e Edmundo Brandão Dantas.
Editora Atlas, 2015. 464 p. ISBN 9788522498772 Formatos: impresso e eletrônico.

Trata-se do primeiro manual brasileiro que destaca os diversos aspectos relacionados aos estudos de usuários da informação e resgata, historicamente, a produção sobre a temática em língua inglesa e também os estudos latino-americanos, com maior ênfase na produção nacional, para melhor entendimento do estado da arte do tema no contexto brasileiro.


Além de ser pioneiro na abordagem e abrangência do seu conteúdo, o livro contém regras e fórmulas que podem, de fato, auxiliar os profissionais interessados em compreender os indivíduos como usuários da informação. É uma obra que não descuida da abordagem metodológica, ao apresentar e discutir modelos, métodos e técnicas de coleta para a realização de estudos de usuários da informação, complementados com exemplos práticos.

Reúne na mesma obra as questões referentes às pesquisas e seus aspectos metodológicos, bem como inclui significativas referências de obras consultadas. A obra está dividida em duas grandes partes. A primeira mostra a visão reflexiva, onde são apresentados todos os conceitos julgados importantes para se entender com o melhor detalhamento possível os estudos de usuários da informação. A segunda parte é mais prática, voltada para o conteúdo técnico e metodológico, onde o estudo dos usuários da informação é apresentado como um instrumento de planejamento e gestão. Assim, entendem os autores, além de simplesmente saber como fazer, os profissionais e estudiosos podem entender por que fazer, com uma base mais segura, que confere qualidade ao que deve ser feito, facilitando, por conseguinte, a análise dos dados coletados.
Livro recomendado para gestores e profissionais de todas as áreas que estão envolvidos com a elaboração e distribuição de produtos e serviços informativos e precisam entender melhor as demandas de informação dos indivíduos, grupos de indivíduos e comunidades a quem os produtos e serviços se destinam. Leitura complementar para estudos de usuários da informação, com especial destaque em Metodologia de Pesquisa, Biblioteconomia, Ciência da Informação e Administração.

Detalhes no sítio da Editora Atlas: http://www.editoraatlas.com.br/atlas/webapp/detalhes_produto.aspx?prd_des_ean13=9788522498772

Nenhum comentário:

Postar um comentário