sábado, 25 de maio de 2013

THE ATLAS OF NEW LIBRARIANSHIP

THE ATLAS OF NEW LIBRARIANSHIP, de R. David Lankes (MIT Press e Association of College & Research Libraries, 2011). São 408 páginas, 26 x 26 cm, em duas colunas, repletas de figuras e gráficos. O importante não é o tamanho, mas seu objetivo: tentar apreender a totalidade da biblioteconomia a partir de um novo enfoque. Faz-me lembrar, pela abrangência, o clássico Traité de documentation, de Paul Otlet. Darei notícias. ( Briquet de Lemos)
As bibliotecas existem há milênios, mas hoje o campo em que atuam está em busca de alicerces firmes num ambiente informacional cada vez mais fragmentado (e cada vez mais digital). O que será a biblioteconomia quando se desamarrar da catalogação, dos livros, dos prédios e dos comitês? Em The Atlas of New Librarianship, R. David Lankes oferece aos profissionais um guia para essa nova paisagem. Ele descreve uma nova biblioteconomia baseada não em livros e artefatos mas no conhecimento e no saber, e sugere uma nova missão para os bibliotecários: melhorar a sociedade ao lhe propiciar a criação de conhecimentos em suas comunidades.

A visão de uma nova biblioteconomia deve chegar além da procura de aplicações da tecnologia da informação e da internet relacionadas às bibliotecas; ela deve proporcionar sólidos alicerces para este campo. Lankes remodela a biblioteconomia e a profissão por meio do conceito fundamental de que os conhecimentos são criados por meio de conversa. Os novos bibliotecários veem seu trabalho como o de facilitadores de conversa; eles procuram enriquecer, capturar, armazenar e disseminar as conversas de suas comunidades.

Para ajudar os bibliotecários a navegar nesse novo terreno, Lankes apresenta um mapa, que é uma representação visual do campo e que pode orientar as explorações que nele se façam; mais de 140 Acordos, afirmações sobre biblioteconomia que variam de teorias importantes a exemplos da prática; e Fios, que são arranjos de Acordos para explicar as ideias principais, abrangendo tópicos como bases conceituais, competências e valores. Suplementos de Acordos no final da obra oferecem discussões adicionais. Embora trate tanto da teoria quanto da prática, o Atlas destina-se a ser uma ferramenta: livro de texto, guia para conversas, plataforma para redes sociais e apelo para a ação." (Tradução do texto na quarta capa.) 
 
Há várias conferências do autor - R. David Lankes - disponíveis no Youtube.
 


Dada a sua tamanha importância, o livro virou um site http //www.newlibrarianship.org/wordpress/

Nenhum comentário:

Postar um comentário