quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Mídias, Mídias Sociais e Mídias Sociais na Internet



Por Ana Wanessa Bastos

Com o intuito de trabalharmos questões relacionadas as mídias de acesso (às informações) na Internet. Buscaremos, a princípio, nos pautar em conceituar os termos mídias, mídias sociais e mídias sociais na Internet. A fim de melhor compreendermos os assuntos discutidos no decorrer deste trabalho.
Pois bem, como denominamos a atual contemporaneidade? Conforme Lemos (2005) diversos estudiosos tem sugerido classificar a época atual como sociedade pós-industrial, pós-moderna, de sociedade da informação, cibercultura, sociedade em rede etc. Nesse sentido, seguiremos as teorias de Santaella (2007), quando afirma que vivenciamos a era da comunicação digital, onde fazemos parte de uma cultura líquida, fluida, volátil e mutante.
Conforme Santaella (2007) vivemos a cultura das mídias. Mas afinal, o que significa o termo mídia? Este esta relacionado a media. Meios, Meios de comunicação.
Ao utilizar a palavra “mídia”, seu plural “mídias” e o seu adjetivo “midiático” Santaella (2007) diz que é necessário haver uma preocupação com a demarcação mais precisa do seu significado e de seu campo de referências.
Em 1980, o termo mídia no Brasil era de uso restrito aos publicitários e jornalistas, para se referir a divulgação que uma informação recebia nos meios de comunicação. Até então, os termos da moda para fazer referência aos meios de comunicação eram “meios de massa”, “cultura de massa”, “indústria cultural”. Dentre os anos de 1980 e 2007, todas essas expressões foram substituídas pelo termo “mídia”.
No inicio da década de 90, o termo “mídia” se reportava somente, aos meios de comunicação de massa, especificamente aos meios tradicionais de transmissão de notícias e informações (jornal, rádio, revista e televisão). Logo Após, seu significado foi expandido para representar todo e qualquer meio de comunicação de massa, e não mais somente aos informativos.
Com a chegada das novas redes telemáticas e as tecnologias delas derivas, a exemplo a Internet, a expressão aldeia global de McLuhan (1911-1980) começou se concretizar. O fundamento do termo aldeia global é de um mundo interligado, com estreitas relações econômicas, políticas e sociais, fruto das Tecnologias da Informação de Comunicação (TICs), especificamente da World Wide Web (Web) - elemento que permitiu à Internet se transformar num instrumento de “comunicação de massa”, visto que atingi extensões globais ultrapassando as barreiras física/geográfica e de tempo/espaço.
Conforme Santaella (2011), com a emergência da cultura global planetária, via redes de teleinformática, o emprego da palavra “mídia” se generalizou para se referir também aos processos de comunicação mediados por computador. Segundo a autora, os impactos da cultura digital ou cibercultura na cultura das mídias massivas nos leva a tentar compreender a complexidade midiática das culturas contemporâneas.
Quando pensamos o mundo de hoje, com a evolução das tecnologias e o advento da Internet e consequentemente das mídias sociais proporcionando vida no ciberespaço, somos indagados com tantos questionamentos, quantas mudanças ocorrem na nossa vida social, cultural, econômica, profissional, nas relações humanas intermediados pelo computador através das mídias, enfim mudanças no cotidiano de cada um de nós.
Mas afinal, o que são mídias sociais? qual o papel das mídias sociais no âmbito de tempo/espaço da cibercultura, do ciberespaço, da economia em rede digital?
Falar em mídias sociais nos remete à Internet, entretanto o conceito de mídias sociais (social media) antecede a  Internet e as ferramentas tecnológicas. A principio estava atrelado a produção de conteúdos, porém de forma dispersa e sem o controle editorial. Em suma, significava a produção de muitos para muitos.
Contudo, o conceito de mídias sociais passou por mutações com a chegada da Internet, que possibilitou nossa entrada no ciberespaço. Pois bem, se já não imaginamos o mundo sem a Internet, hoje não conseguimos mais imaginar a Internet sem as mídias sociais, sem as redes sociais: Facebook, Orkut, My Space, Google, Wikipedia, twitter, Blog dentre outras.
Não é novidade constatar que as mídias sociais na Internet estão mudando as formas de comunicação e de socialização. Estas mídias são consideradas ferramentas que permitem a interação entre pessoas, grupos, comunidades, empresas e clientes na grande rede planetária. Promovem vida em comunidade e cooperação no ciberespaço.
 As redes sociais são a essência das mídias sociais. Estas redes estão criando uma realidade que esta além do virtual. Pensar em redes sociais é pensar em produção e disseminação de conteúdo na Internet, o blog é um exemplo. Tendo em vista que, estas são consideradas sistemas online planejados para propiciar a produção, o compartilhamento e a criação colaborativa de informações nos mais diversos formatos a partir da interação social.
Cunha (2009) afirma que alguns especialistas de comunicação de massa acreditam que os blogs estão se tornando numa importante forma de mídia alternativa, agregando informações oriundas de diversas fontes, revelando diferentes pontos de vista e, possivelmente, influenciando a opinião em larga escala – uma visão chamada “mídia participativa”. Mas afinal, o que é um blog?
É uma “página que contém textos curtos, organizados segundo a ordem cronológica e atualizados constantemente. Pode incluir ponteiros para hiperligações a sítios importantes, avaliação de sítios, notícias sobre organizações ou pessoas. Às vezes inclui diário pessoal” (CUNHA, p. 56-57).
Farkas (1997, p.14) discorre sobra a história do blog. Afirma que, em 1997, Robot Wisdom's Jorn Barger concebeu o termo “weblog”, definiu-o como “uma página da Web, onde qualquer pessoa pode postar uma mensagem indicando outras páginas interessantes que encontra. (tradução do autor). Posteriormente o termo foi alterado para “web-blog”, por Peter Merholz, porém foi  inevitável reduzi-lo para o termo definitivo “blog”.
Contudo, o blog é uma tecnologia de plataforma pública que serve detre outras coisas mais, para expor opiniões, produzir conteúdos e difundir informações, além de ser uma tecnologia de fácil uso, este é uma excelente mídia alternativa para a disseminação de informações na Internet. Mais a frente, veremos a utilização do blog como uma ferramenta de trabalho do bibliotecário.

Referências
CUNHA, M. B. da. Blogs da biblioteconomia: novo potencial para atualização do profissional.2009. Disponível em: <  http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=480 > Acesso em: 26 Jul 2012. 
_______________; CAVALCANTI, C. R. de. O Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
FARKAS, Meredith G. Social software in libraries: building collaboration, communication, and community online. Medford, New Jersey: Information Today, Inc., 2007.
LEMOS, André (Org.). Ciberurbe II: a cidade na sociedade da informação. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2005.337p.
SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós humano Revista FAMECOS. Porto Alegre. n. 22. dez 2003.
__________. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
__________. Navegar no Ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. Paulus,  2004.192p.




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