segunda-feira, 2 de julho de 2012

Periódicos Científicos Eletrônicos (Apontamentos de Oficina)

Pesquisa de Área
Estudo de Área- atualidade das publicações(assuntos em alta e/ou em baixa) em determinadas áreas nos periodos de tempos(ano a ano) para saber o que mudou nas pesquisas. - andamento -
Importante!
Estudar o Documento de Área
http://qualis.capes.gov.br/webqualis/

A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.
Com o avanço das atividades do projeto, novos títulos de periódicos estão sendo incorporados à coleção da biblioteca.
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_home&lng=pt&nrm=iso

Dica de Leitura!

SOUZA, Denise H. Farias de. Publicações Periódicas: processos técnicos circulação e disseminação seletiva da informação.Belém: Universidade Federal do Pará,1992. 229p.

 
Linguistics and Education encourages submissions that apply theory and method from all areas of linguistics to the study of education.
Fonte: http://www.journals.elsevier.com/linguistics-and-education/#description

Importante Ver!
Direitos do autor

Indicadores de periódicos científicos (brasileiros)
 Fonte: http://thomsonreuters.com/products_services/science/science_products/a-z/journal_citation_reports/

Para Levantamento de Publicações da Área
publicações em revistas ativas - o que nos interessa
ULRICHSWEB
http://ulrichsweb.serialssolutions.com/login
(licença de uso/Acesso fechado-paga)
ferramenta básica para o bibliotecário de referência

DOAJ/Directory of Open Access Journals
http://www.doaj.org/
Acesso aberto e os editores

DOI - Digital Object Identifier
http://www.doaj.org/doaj?func=suggest&uiLanguage=en 
(visibilidade para a publicação)
Área de Ciência e Tecnologia - http://www.crossref.org/ 

"se eu quero chegar rápido em algum lugar, vou sozinho
Se eu quero chegar longe, vou em conjunto"

Preservação digital distribuída - LOCKSS

Lots Of Copies Keep Stuff Safe

Importante Ver!

Dados bibliométricos da Revista/periódico ciêntífico 

Google Analytics 

Normas técnicas da ABNT 

Publicação periódica científica 

 NBR 6021 - Informação e Documentação - Publicação periódica científica impressa - apresentação NBR 6024 - Informação e Documentação - Numeração Progressiva das seções de
um documento escrito - Apresentação Dica! Norma atualizada em 2012
NBR 10525 - aplicação do ISSN (somente 1 (um) ISSN deve ser atribuído a um título de um periódico)

ISO 2709 (estrutura de um registro bibliográfico) - somente em inglês

O ISO 2709 "Documentation Format for Bibliographic Interchange on Magnetic Tape" foi desenvolvida pelo Comitê Técnico ISO/TC 46, Informação e Documentação, Subcomitê SC 4, Aplicativos de computador na informação e documentação, da International Organization for Standardization (ISO).

Ressaltando que trata-se de norma que "especifica os requisitos para o formato de intercâmbio de registros bibliográficos que descrevem todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica. Não define a extensão do conteúdo de documentos individuais e nem designa significado algum para os parágrafos, indicadores ou identificadores, sendo essas especificações as funções dos formatos de implementação. A ISO se preocupa em apresentar uma estrutura generalizada, ou seja, um arcabouço projetado especialmente para a comunicação entre sistemas de processamento de dados, e não para uso como formato de processamento dentro dos sistemas." Fonte: http://biblioteconomiadigital.blogspot.com.br/2011/08/o-padrao-iso-2709.html

 DOIS FATORES DE VISIBILIDADE DE UM PERIÓDICO CIENTÍFICO:

 Periodicidade E Fator de Impacto

Algumas ferramentas Antiplágio

DOCxWEB, Crossref, Farejador, Plagius (R$ 60,00)

DIAS, Guilherme Ataíde; DELFINO JUNIOR, João Bosco; SILVA, José Wendell de Morais. OPEN JOURNAL SYSTEMS – OJS: migrando um periódico científico eletrônico para um sistema automatizado de gerência e publicação de periódicos científicos eletrônicos. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.17, n.2, p.75-82, maio/ago. 2007.

Resumo

            No presente trabalho, objetiva-se analisar o processo de migração da antiga versão eletrônica do periódico científico eletrônico Informação & Sociedade: Estudos para um sistema automatizado de gerência e publicação de periódicos científicos eletrônicos. Para tanto, foram avaliados a plataforma Open Journal Systems (OJS). Sistema esse que permite a completa automação e gerência do processo de publicação de periódicos científicos eletrônicos. A iniciativa dos artigos abertos (Open Archives Initiative – OAI3), assim como, o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER. Sendo esse uma tradução, feita pelo IBICT, do OJS para a comunidade brasileira. Diversos fatores impulsionaram para a realização desse processo de migração e alguns passos foram tomados. Optar pela utilização do OJS ou do SEER para automatizar o processo de gerência e publicação dos periódicos. Pensar como fazer a importação para o novo sistema dos artigos disponibilizados no periódico eletrônico até então em uso. A partir de então analisar se os arquivos seriam importados por meio do processo de submissão convencional disponibilizado pelo OJS ou se  importação seria utilizando o plugin XML (eXtensible Markup Language) de artigos e edições. O resultado aponta para adoção do OJS versão 2.1.0.1, pois o mesmo evoluiu para um produto mais completo do que a versão inicialmente traduzida pelo IBICT, depois de identificado um total de 261 artigos do periódico a serem importados, foi decidido migrar para o novo sistema apenas os arquivos no formato PDF. Logo em seguida, Optou-se por escolher o plugin XML de artigos e edições para efetuar a importação, contudo no decorrer do processo de elaboração do arquivo XML foram enfrentadas algumas dificuldades. Conclusão a migração de Informação & Sociedade: Estudos para o sistema OJS foi bem recebida pela vasta maioria da comunidade, porém detectamos dificuldades na utilização do sistema por parte de alguns usuários pareceristas, fato este que demonstra a importância de treinamento nessa ferramenta.

 Criar Periódico Científico Eletrônico  (Acesso Aberto)

OJS
http://pkp.sfu.ca/?q=ojs

Oficina da Incubadora de Periodicos - UFSC

Revista Disseminação da Informação
Ana Wanessa Bastos
http://oficinas.incubadora.ufsc.br/index.php/ufc5/index

Interessante! 


REPOSITÓRIOS
se fala muito em repositórios, mas o que é isto... vem do acadêmico que tem como finalidade tornar acessível a informação científica.Café el all (2003) divide em acadêmicos temáticos hospedados por uma organização.Ware (2004) já fala que deve ser disponível na web... Acessibilidade.Viana e Shintaku (2005) já destaca a preservação.. O repositório deve durar até por questões das citações.Swan (2005) destaca o autoarquivamento como possibilidade alimentadora dos repositórios.(2005) repositórios são instrumentos para facilitar a disseminação da informação científica.Camargo e Vidotti (2006) possibilidade de personalização dos repositórios.Leite e Costa (2007) os repositórios como ferramenta de gestão de conhecimento.estas definições mostram o que é um Repositório é mostra sua evolução ao longo do tempo.

Para ver o fator de impacto dos periodicos cientificos eletrônicos


Link de acesso: http://www.harzing.com/pop.htm

Download and install Publish or Perish

The Publish or Perish software is a Microsoft Windows application that
can also be installed and used on Apple Mac OS X and GNU/Linux
computers, with the aid of a suitable emulator such as Wine or
CrossOver Mac.

Please refer to the following pages for detailed download and
installation instructions:

    * Publish or Perish on Microsoft Windows
    * Publish or Perish on Apple Mac OS X
    * Publish or Perish on GNU/Linux

PoP on Windows 7Publish or Perish running on Microsoft Windows 7

Um Guia Para Editores e Bibliotecários: Fontes de Indexação Para
Periódicos Cientíticos. Unicamp. Digrátis.
A Fontes de indexação para periódicos
científicos:um guia para bibliotecários - LIVRO
http://eprints.rclis.org/19080/

http://cev.org.br/comunidade/editores/debate/um-guia-para-editores-bibliotecarios-fontes-indexacao-para-periodicos-cientiticos-unicamp-digratis/

Santos, G.C. Fontes de indexação para periódicos científicos: um guia
para bibliotecários e editores, 2010. UNICAMP / Faculdade de Educação
/ Biblioteca Prof. Joel Martins. (Published) [Book].

Citable URI: http://hdl.handle.net/10760/14661
http://eprints.rclis.org/bitstream/10760/14661/1/Fontesdeindexacao_ISBN9788577131211.pdf


Ana Wanessa Bastos (Bibliotecária) e Professora Ursula Blattmann
Oficina de criação de periódicos científicos eletrônicos, 2012
Universidade Federal do Ceará (UFC)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário