quinta-feira, 26 de julho de 2012

Disseminando... O Jornalista e Historiador Brasileiro Ricardo Santhiago Autor da Letra e Voz ganha prêmio internacional de história oral


 
O jornalista e historiador brasileiro Ricardo Santhiago é o vencedor do 2012 Oral History Association Article Award, prêmio bienal concedido a trabalhos que oferecem contribuição teórica, metodológica e temática significativa à área de história oral, jamais vencido por um pesquisador latinoamericano.

A Oral History Association, tradicional sociedade norteamericana de história oral fundada em 1966, concedeu este prêmio ao artigo "The Dissonant Lives of Brazilian Black Non-Samba Singers", que Santhiago publicou em 2011 na prestigiada revista inglesa Oral History Journal, cuja edição teve capa dedicada ao trabalho de Santhiago, com fotografia da cantora Adyel Silva, uma das entrevistadas para a pesquisa.
 
Segundo o comunicado de Mary Larson, presidente da Oral History Association, "o comitê avaliador ficou profundamente impressionado com a complexidade do engajamento do autor com a prática da história oral, incluindo seus aspectos éticos, suas vantagens e seus desafios". O prêmio será entregue no mês de outubro, durante o jantar de premiação no Cleveland Marriott, Key Center, em Cleveland, Ohio.

O texto é um dos resultados de uma longa pesquisa conduzida por Santhiago, que resultou também em sua dissertação de mestrado em História Social defendida na Universidade de São Paulo, com bolsa concedida pela Fapesp, e no livro "Solistas Dissonantes: História (oral) de cantoras negras". Publicado em 2009 pela editora Letra e Voz, o livro recebeu calorosa
 
acolhida do público e da crítica especializada, que afirmou que "Solistas Dissonantes auxilia a história a dar mais um passo adiante" (Pedro Alexandre Sanches, CartaCapital) e que "a literatura e a música fazem um par perfeito e parecem entoar uma só voz nesta obra que é leitura obrigatória" (Cícero Barbosa Jr, História Viva).
 
 
Além de "Solistas Dissonantes", Santhiago é co-organizador dos livros "Memória e diálogo: Escutas da Zona Leste, visões sobre a história oral" (com Valéria Barbosa de Magalhães), e "O Brasil dos Gilbertos: Notas sobre o pensamento (musical) brasileiro" (com Heloísa de Araújo D. Valente), entre outras publicações. Atualmente, dedica-se à finalização da tese de doutorado "A redoma trincada: O método e o campo da história oral no Brasil", dentro do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP, também financiada pela Fapesp.


Comemore com a Letra e Voz e adquira o livro Solistas Dissonantes em
 
http://www.letraevoz.com.br

Fonte: lancamentos@letraevoz.com.br/via email - lancamentos@letraevoz.com.b 

Nenhum comentário:

Postar um comentário