sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Biblioteca de Artes Visuais Leonilson

Meu primeiro trabalho como bibliotecária foi na implantação da Biblioteca de Artes Visuais Leonilson. (junho/2005) 

SINTO UM CARINHO ENORME POR ESTA BIBLIOTECA, POIS FOI A PRIMEIRA BIBLIOTECA ESPECIALIZADA EM ARTES NO ESTADO DO CEARÁ .



A biblioteca Leonilson esta localizada no Museu de Arte Contemporânea (MAC) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) e foi implantada em 22 de junho de 2005 por Ricardo Resende (Diretor do MAC, na época) durante a gestão de Augusto Cesar ( presidente do CDMAC, na época).


O espaço, "até então" único no estado especializado em artes visuais, possui publicações nas áreas de Fotografia, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea, entre outras linguagens.

Apriori para formar e desenvolver o acervo da biblioteca, busquei doações de materiais bibliográficos (livros, catálogos, revistas etc) e multimeios (dvd's etc) de arte em diversas instituições. Com esta ação, a biblioteca recebeu doações tanto a nível nacional quanto a nível internacional. Algumas instituições que contribuíram com doações foram:

A NÍVEL NACIONAL: 

INSTITUTO TOMIE OHTAKE, PINACOTECA-SP,MAAB-FAAPMAC/USP, MAM - SP, MAM-RJMuBE. Museu Brasileiro da EsculturaMUMA Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, Museu da Casa Brasileira, CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL, CENTRO CULTURA DA CAIXA, CENTRO CULTURAL DOS CORREIOS -RJCENTRO CULTURAL OBOE, FUNARTE-RJ, FUNDAÇÃO BIENAL, FUNDAÇÃO BIENAL DO MERCOSUL, Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP, ITAÚ CULTURAL, Santander Cultural, Fundação Japão São Paulo, UNESCO BRASIL, SECULT-CE, INSTITUTO DA ARTES DA UFRGS (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS), Editora COSAC & NAIFY, Editora Perspectiva, Editora Moderna, ARTISTAS BRASILEIROS dentre outros.

A NÍVEL INTERNACIONAL: 
INSTITUIÇÕES CULTURAIS DOS EUA, DA ESPANHA, DA ITÁLIA, DA ALEMANHA, DA FRANÇA, DO JAPÃO, DENTRE OUTRAS.



Ana Wanessa Bastos (Bibliotecária da BAVL de 2005-2008)

Conheça a biblioteca Leonilson


fotos da época de sua inauguração, 2005

(p.s as datas inseridas nas fotografias correspondem ao ano incorreto, o correto é 2005) 


(foto de Ana Wanessa Bastos)
(foto de Ana Wanessa Bastos)
(foto de Ana Wanessa Bastos)
(foto de Ana Wanessa Bastos)

Para maiores informações sobre a Biblioteca de Artes Visuais Leonilson
Acesse o link: http://www.dragaodomar.org.br/espacos.php?pg=biblioteca

Sobre o artista plástico cearense LEONILSON e o PROJETO LEONILSON
Acesse o link: http://www.projetoleonilson.com.br

Matérias relacionadas a biblioteca Leonilson


Biblioteca do MAC homenageia Leonilson


" Anexa ao Museu, a biblioteca terá acesso gratuito ao público. De acordo com a bibliotecária responsável, Ana Vanessa, o acervo foi formado, em sua maioria, a partir de doações e da transferência de volumes até então reunidos no Núcleo de Documentação do próprio Dragão. Ela destaca a reunião dos catálogos das diversas exposições que passaram pelo MAC. “É um material difícil de ser encontrado por aqui. Os livros de artes visuais em geral são mais caros, acessíveis a um público menor. Pela primeira vez em Fortaleza, estão reunidos em uma biblioteca especializada em artes visuais”, considera, enfatizando que os interessados em doar material podem procurar a biblioteca. As pesquisas deverão ser feitas no local, não havendo empréstimo de livros. A biblioteca estará aberta ao público de terça a sexta-feira (das 9h às 12h e das 14h às 22h) e aos sábados, das 14h às 22h."


BIBLIOTECA LEONILSON
http://www.projetoleonilson.com.br/noticias.php?pid=20


[ Abertura da Biblioteca de Artes Visuais Leonilson ] (Fortaleza)



Overmundo
http://www.overmundo.com.br/guia/biblioteca-de-artes-visuais-leonilson

Biblioteca de Artes Visuais Leonilson oferece acesso gratuito e uma diversidade de pesquisas
http://www.oestadoce.com.br/noticia/biblioteca-de-artes-visuais-leonilson-oferece-acesso-gratuito-e-uma-diversidade-de-pesquisas

Bibliotecas de Fortaleza,CE
http://dicionariotupiguarani.blogspot.com.br/2012/10/fortaleza.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário